QUAL O PAPEL QUE A SECRETÁRIA EXERCE?
A profissional secretária, na polivalência do seu papel, exerce uma liderança direta e indireta e, com certeza, é um dos carro-chefes da Liderança Feminina no cenário corporativo.
Na sua atuação como ponte e agente facilitador dos relacionamentos e processos de trabalho, ela interage, permanentemente, no sentido vertical e horizontal do ambiente empresarial . Muitas vezes, como porta-voz do(s) Gestores que assessora, outras como coordenadora de informações, prazos, providências junto às equipes dos Gestores, outras equipes, pares, clientes internos. É o elo principal entre os níveis decisórios e os clientes externos. E também coordena sua equipe de trabalho, com ou sem hierarquia formal, mas com responsabilidade direta nos resultados.
COMO EXERCE ESSE PAPEL?
É nessa importante rede de relacionamentos, com perfis heterogêneos, diferentes graus de poder e hierarquia, que a liderança da secretária atua e exerce a sua importância.
DESENVOLVIMENTO HABILIDADES PARA A FUNÇÃO:
Funções previstas na área de comunicação:
Prever;
Organizar;
Comunicar;
Coordenar;
Controlar
AS QUALIDADES / CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA UMA SECRETÁRIA
Vontade e disposição para assessorar pessoas.
Descrição
Bom Senso
Objetividade
Criatividade
Lealdade
Respeito
Iniciativa
Dinamismo
Paciência
Vontade de relacionar
COMUNICAÇÃO COMO DEVE SER?
Escrita: A secretária deve utilizar-se de uma redação moderna, simples e objetiva
Oral: Deve atuar com clareza e objetividade buscando sempre perguntar, em caso de dúvidas.
Via telefone: lembre-se você representa a empresa.
Comunicação de símbolos: feita pelo processo de empatia através de palavras e gestos.
A ARTE DE OUVIR
"Falar é prata. ouvir é ouro"
COMO SE TORNAR-SE UM BOM OUVINTE?
A habilidade de ouvir bem, como muitas outras coisas na vida é questão de simples treino.
Nunca é tarde no entanto para desenvolver esta habilidade!
VAMOS TREINAR AGORA!
Telefone sem fio.
Na sua atuação como ponte e agente facilitador dos relacionamentos e processos de trabalho, ela interage, permanentemente, no sentido vertical e horizontal do ambiente empresarial . Muitas vezes, como porta-voz do(s) Gestores que assessora, outras como coordenadora de informações, prazos, providências junto às equipes dos Gestores, outras equipes, pares, clientes internos. É o elo principal entre os níveis decisórios e os clientes externos. E também coordena sua equipe de trabalho, com ou sem hierarquia formal, mas com responsabilidade direta nos resultados.
COMO EXERCE ESSE PAPEL?
É nessa importante rede de relacionamentos, com perfis heterogêneos, diferentes graus de poder e hierarquia, que a liderança da secretária atua e exerce a sua importância.
DESENVOLVIMENTO HABILIDADES PARA A FUNÇÃO:
Funções previstas na área de comunicação:
Prever;
Organizar;
Comunicar;
Coordenar;
Controlar
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Vontade e disposição para assessorar pessoas.
Descrição
Bom Senso
Objetividade
Criatividade
Lealdade
Respeito
Iniciativa
Dinamismo
Paciência
Vontade de relacionar
COMUNICAÇÃO COMO DEVE SER?
Escrita: A secretária deve utilizar-se de uma redação moderna, simples e objetiva
Oral: Deve atuar com clareza e objetividade buscando sempre perguntar, em caso de dúvidas.
Via telefone: lembre-se você representa a empresa.
Comunicação de símbolos: feita pelo processo de empatia através de palavras e gestos.
A ARTE DE OUVIR
"Falar é prata. ouvir é ouro"
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Desenvolvimento Profª Cerlane
Adaptações: Luiz Carlos
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